Supervisores fazem curso para apoiar corretores

Os 280 supervisores que atuarão na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em outubro próximo, passam por cursos de capacitação presencial, que começou no último sábado, 3, continuou no domingo, 4, em Brasília. A partir desta segunda-feira, 5, a formação continuará, na modalidade a distância, com os 8,4 mil corretores.No curso, serão discutidos aspectos teóricos de cada uma das competências da matriz de correção das redações do exame e esclarecidos os critérios avaliados e as mudanças que ocorreram em relação a 2012.

Para a edição deste ano houve aumento da equipe que acompanhará a correção das redações. Serão 8,4 mil corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. No ano passado, foram 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores. Na segunda quinzena deste mês, será publicado o Guia do Participante – 2013, com exemplos de redações que obtiveram nota 1.000.

Entre as mudanças para a edição de 2013 do exame está o maior rigor na correção das redações. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode passar de 100 pontos — em 2012, era de 200. Se houver discrepância acima de 100 pontos, a redação passará por um terceiro corretor. Caso permaneça, a correção ficará a cargo de uma banca de especialistas. As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem até 200 pontos.

A partir desta edição, também está prevista a anulação da redação que apresentar partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista no edital do Enem de 2013, publicado no Diário Oficial da União de 9 de maio último.

Fonte: Portal MEC

Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>